ConventosSantuários
Contacto
Faq
Doar agora

Caná da Galileia, a alegria do primeiro milagre de Jesus

No domingo 18 de janeiro realizaram se em Caná da Galileia, a atual aldeia de Kafr Kanna, as celebrações do primeiro milagre de Jesus durante as Bodas de Caná.

O Custodio da Terra Santa, Frai Francesco Ielpo, visitou a paróquia local, acompanhado pelo Ecónomo Custodial, Frai Agustin Pelayo Fregoso, e pelo Vice chefe de missão da Nunciatura Apostólica em Israel, Mons. Nicola di Ponzio.

O primeiro milagre

Como está escrito no Evangelho, Jesus participou de uma festa de casamento em Caná da Galileia, junto com sua mãe Maria e alguns discípulos. No meio da festa, porém, o vinho acabou. Nesse momento Maria pediu ajuda a seu filho, que respondeu, "Mulher, que tenho eu contigo? A minha hora ainda não chegou" (João 2, 1-11). Maria, porém, sabia que o filho era capaz de grandes coisas e, dirigindo se aos serventes, pediu lhes que fizessem tudo o que Jesus lhes dissesse, um convite que permanece atual e fala aos cristãos de todo o mundo.

Jesus, chamado a resolver a situação, ordenou que seis grandes talhas fossem cheias de água. Quando o encarregado do banquete provou o líquido contido nessas talhas, admirou se ao constatar com surpresa que o noivo havia guardado o vinho bom para o fim, em vez de servi lo no início, como era costume naquela época.

A missa na paróquia de Caná

O Custodio da Terra Santa, Frai Francesco Ielpo, foi acolhido em Caná pelos frades, pelas religiosas e por numerosos fiéis da comunidade local. A festa do primeiro milagre de Jesus foi celebrada na Igreja das Bodas de Caná, que para a ocasião se encheu de fiéis de todas as idades.

Num clima de alegria e festa, o Custodio presidiu a missa, na presença de sacerdotes das comunidades melquita e greco ortodoxa de Kafr Kanna.

Na sua homilia, Frai Francesco Ielpo destacou прежде de tudo a fé clara de Maria, que permanece firme mesmo diante da resposta aparentemente ambígua de Jesus. O comportamento da Virgem Maria oferece um forte exemplo de como confiar a própria vida a Deus sem a necessidade de compreender tudo, mas simplesmente confiando em Jesus.

Além disso, sublinhou o Custodio da Terra Santa, o vinho bom é sinal da graça de Deus. De fato, nos momentos em que "o vinho acaba", em que falta a alegria, Deus transforma a vida humana numa grande festa e devolve a felicidade, pedindo apenas que nos confiemos a Ele.

Após a missa, a comunidade católica de Caná celebrou juntamente com o Custodio, partilhando uma refeição festiva num clima de alegria e comunhão.

Riccardo Curti

El contenido de este sitio web es propiedad de la Custodia de Tierra Santa. Queda prohibida la utilización de textos o imágenes por parte de terceros sin el consentimiento expreso de la Custodia de Tierra Santa. Copyright © Custodia de Tierra Santa - Todos los derechos reservados.

Galeria

Notícias relacionadas

< Voltar a todas as notícias
Manter-se em contacto

Subscreva a newsletter para se manter atualizado

Subscription Form PT

@custodiaterraesanctae

© 2024 Custodia Terrae Sanctae | CF: 02937380588 |
Privacy Policy
-
magnifiercrosschevron-downchevron-leftchevron-right