Ordenação de Fr. Rafael no rito Grego-Católico | Custodia Terrae Sanctae

Ordenação de Fr. Rafael no rito Grego-Católico

Na quarta-feira, 22 de outubro, na Basílica da Anunciação, em Nazaré,um pequeno grupo de Franciscanos e fiéis participou da Ordenação sacerdotal do Fr. RaffaeleTayem,árabe israelense, presidida pelo Arcebispo Grego Católico Mons. Youssef Matta,segundo a Liturgia CatólicaGrego-Melquita.

Fr. Rafael, originário deIbillin (vilarejo situado na parte norte da Galileia), entrou no convento aos 18 anos, depois de estudar Filosofia, sentiu a necessidade de se aprofundar e viver a vida franciscana num contexto diferente daquele do estudo. Por isso assumiu vários serviços na Judeia e na Galileia, entre Caná, Belém e Jerusalém, continuando a apoiar sempre o trabalho da Custódia com os jovens católicos locais. "Participei de 22 Marchas Franciscanas", conta Fr. Rafael, "devo minha vocação ao sacerdócio ao trabalho com os jovense estou convencido de que, aquilo que por diversos anos foi um ponto de chegada para minha vida, é apenas um ponto de partida!” Depois de seus numerosos serviços, teve a oportunidade de retomar seu caminho rumo ao sacerdócio, retomando os estudos de Teologia na Faculdade teológica de Assis, cidade na qual viveu até uns meses atrás.

Crescido num ambiente católico, seu primeiro encontro de fé foi dentro da Igreja católica grego-melquita,àqual sua família pertence. Melquita é uma Igreja católica de rito bizantino, considerada herdeira do cristianismo sírio e muito difusa nos vilarejos do Norte da Galileia. Por seu idioma, essa definição cristã pode distinguir-se dos outros grupos cristãos do Oriente: ao lado do grego, na verdade, o idioma árabe é a língua oficial das celebrações. "Inicia teu serviço num momento novo, tenso, cheio de desafios.Mas, também cheio de esperança para toda esta geração!" disseMons. Matta durante sua homilia."Faze teu trabalho, dedicando-te à oração, porque somente em Cristo acharás força e firmeza, e tu és chamado a ser como Ele. Que tu possas ser simples cada dia, como Cristo, e manter-te unido a Ele com coerência, para não derrapar no erro!”

Após a homilia, iniciou o momento central ou a Liturgia Pontifical e Ordenação Sacerdotal do diácono. Nessa parte da celebração, rica de símbolos e cantos, a emoção dos presentes foi palpável.Um rito solene que se concluiu com a vestição em três partes, cada uma delas presidida pela palavra "Axios!" ("é digno"), repetida pelo Povo de Deus.

No fim da parte dedicada à ordenação sacerdotal, após a acolhida do novel sacerdote entre os concelebrantes ao redor do altar e a oração do salmo 50, a celebração continuou normalmente.

Outro momento especial aconteceu antes da consagração do pão, em que o recém ordenado entregou pessoalmente o pão ao celebrante, pela primeira vez.

"Que seja para nós uma ordenação neste local,do qual partiu o anúncio a todo o mundo, uma Liturgia ecumênica bizantinaneste Santuário, com vossa presença, verdadeiramente um acontecimento rico de significado" comentou, na saudação final, o Vigário geral da Arquiheparguiamelquita grego católica de Acre. "Desta Igreja, enviamos uma mensagem ao mundo: a Igreja está viva, apesar do vírus que invadiu o mundo e está ameaçando a humanidade. Com Jesus, somos mais fortes, pois Ele venceu a morte"!

Em seguida, o Custódio da Terra Santa, Fr. Francesco Patton,tomou a palavra a fim de agradecer ao Arcebispo melquita pela ordenação e a presença de todos. É um belo rosto da Igreja, aquele que mostramos nesta tarde,nessa celebração!" afirmou Fr. Patton. "A ti, Rafael, desejo que possas ser um “Pastor com o odor das ovelhas”!Que este dia seja como um sinal lançado dentro de ti, e que esta semente te leve a conformar tua vida coma de Cristo e possas doar tua vida a Cristo, a fim de que, através de ti, seja Cristo quem tomar conta de Seus fiéis e de Seu rebanho"!

Giovanni Malaspina